Layout do blog

Os vereadores são agentes políticos que representam o Legislativo municipal. São representantes da população de suas cidades e devem legislar em benefício do povo.

"Os vereadores são agentes políticos eleitos em eleição direta para trabalhar no Legislativo municipal. São representantes da população, devendo agir pelo interesse do povo e pelo bem comum da cidade pela qual foram eleitos. Os vereadores trabalham nas Câmaras Municipais espalhadas pelo Brasil e, além de legislar pelo povo, devem fiscalizar a prefeitura de suas cidades.


Acesse também: Qual a diferença entre voto nulo e voto branco?


Tópicos deste artigo

1 - Vereador na política brasileira

2 - Qual a função do vereador?

3 - Quem pode se tornar vereador?

4 - História das Câmaras Municipais

5 - Vereador na Nova República

Vereador na política brasileira

O Brasil é um Estado descentralizado que possui três esferas de poder:


União;


estados;


municípios.


Cada uma dessas esferas possui poderes Executivo e Legislativo. No contexto municipal, o Legislativo é representado pelo vereador, um agente político que é escolhido pela população por meio de eleições municipais.



O vereador é um agente político que representa o povo no Legislativo municipal. A atuação do vereador se dá, então, somente dentro de uma cidade.

O vereador é eleito para um cargo com quatro anos de duração e com possibilidade de reeleição ilimitada. Ele atua como representante da população, propondo melhorias para a cidade pela qual foi eleito e monitora o trabalho realizado pela prefeitura. Os vereadores reúnem-se para trabalhar nas Câmaras Municipais, órgãos que existem no Brasil há muito tempo.


Qual a função do vereador?

O vereador é um agente que ocupa um cargo que corresponde ao Legislativo municipal, portanto ele é o representante da população local, isto é, de uma cidade. Assim, deve atuar para garantir o benefício da população de sua cidade.


O trabalho do vereador se dá em duas frentes. A primeira delas é legislar, propondo leis, votando em projetos, seja para aprová-los, seja para rejeitá-los, etc. O outro papel importante do vereador é o de monitorar o trabalho do Executivo municipal, isto é, do prefeito e de seus secretários. Assim, sempre que uma irregularidade é encontrada, é papel do vereador apontar o erro.


Nesse contexto, são funções atribuídas ao vereador:


votar nas pautas relativas à formulação do orçamento anual da prefeitura;


desenvolver projetos para o desenvolvimento da cidade;


trabalhar na regulamentação de cargos públicos;


decidir na proposição de logradouros;


propor feriados municipais;


agir para vetar ou aprovar ações do Executivo;


trabalhar no planejamento do Plano Diretor;


definir os limites do município;


propor a criação de novos bairros;


modificar o zoneamento da cidade;


decidir sobre o uso do solo;


estipular nomeações de patrimônios públicos, etc.


No que se refere ao trabalho de monitoramento, o vereador pode solicitar pedidos de informação como forma de fiscalização de determinadas ações tomadas pela prefeitura. Pode também formar comissões parlamentares de inquérito para investigar irregularidades e deve sempre monitorar as contas da prefeitura.

Quem pode se tornar vereador?

A Justiça Eleitoral do Brasil estipula algumas exigências para que uma pessoa possa se tornar vereadora em nosso país, a saber:


nacionalidade brasileira;


maioridade (18 anos);


residência na cidade em que concorrerá ao cargo pelo menos seis meses antes da eleição;


ser alfabetizado;


estar em dia com a Justiça Eleitoral;


ter filiação partidária;


comprovante de reservista (determinação para homens).


Uma vez que todos esses critérios são cumpridos, uma pessoa pode se candidatar ao cargo de vereador e tomar posse do cargo se receber a quantidade suficiente de votos. Uma vez eleita, a pessoa tomará posse e assumirá um cargo com duração de quatro anos, período no qual trabalhará com direito a uma remuneração.


A remuneração varia de cidade para cidade, indo de R$5.600 até cerca de R$21 mil reais|1|. De toda forma, a legislação brasileira determina que os gastos com os vereadores não podem ultrapassar 5% da receita da cidade. Lembrando que cada cidade tem uma quantidade de vereadores de acordo com a sua população, sendo 9 o número mínimo e 55 o número máximo.


"



06 out., 2023
Vereadores da Câmara Municipal solicitam equipamentos para o Hospital de Santa Rosa da Serra/MG.
30 set., 2023
Presidente da Câmara de vereadores, Ricardo Antunes, participa de Reunião em Belo Horizonte
25 set., 2023
Vereador Éder participa de reunião com Deputado Estadual Raul Belém
07 ago., 2023
Vereadores participam de Encontro de Vereadores do Alto Paranaiba 2023
24 jun., 2023
Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar
Por Câmara Municipal 30 mai., 2023
Você sabia que existem três tipos de sessões na Câmara Municipal? A maior parte das atuações do legislativo se baseia nelas.
18 mai., 2023
A reunião ordinária do dia 17 de maio de 2023, contou com a presença de todos os vereadores, bem como do Prefeito Municipal, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agronegócios e Meio Ambiente, dentre outras autoridades locais. Em explanação feita pelas autoridades, foram prestados esclarecimentos sobre o Município em respostas às indicações e Requerimentos feitos pela Casa, com objetivo de atender as reinvindicações e esclarecimento aos Munícipes.
01 mai., 2023
Entenda como funciona o Processo Legislativo.
30 abr., 2023
O Dia do Trabalhador, comemorado no Primeiro de Maio, é conhecido em grande parte do mundo como uma homenagem aos trabalhadores. No Brasil, a data tornou-se feriado em 1924.
28 abr., 2023
A POPULAÇÃO AGORA TERÁ ACESSO ÀS INFORMAÇÕES NO ÂMBITO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
Mais Posts
Share by: